Escolha uma Página

Você já percebeu que têm pessoas que fazem as coisas mais difíceis parecerem incrivelmente simples?

Simplicidade é a síntese da excelência. É como o termômetro que mede o grau de proficiência em uma habilidade. Einstein já dizia que “se você não consegue explicar algo de uma forma simples, é porque ainda não a entendeu por completo.”

Mas não confunda a simplicidade resultante da maestria com a simplicidade do que é raso, superficial. A diferença entre as duas simplicidades está no ponto em que se encontram dentro processo.

A simplicidade que se traduz como excelência percorreu um árduo caminho: é a simplicidade que nasceu de um processo de acumular muita informação, descartar o que não funciona, testar, praticar, aperfeiçoar, até pouco a pouco ir descobrir qual a essência, qual é o ponto-chave de tudo aquilo e no que realmente precisa se concentrar ao fazer.

A simplicidade do que é superficial sequer enxerga os problemas que vai encontrar na sua execução. Ela não só ignora, mas ignora que ignora.

Como alcançar a simplicidade da excelência

Certa vez uma pessoa, em busca de sabedoria, percorreu um longo caminho para encontrar um homem que todos que conheciam o consideravam um grande sábio. Chegando lá, ele foi direto ao ponto:

– Eu ouvi falar que você possui muita sabedoria. Mas o que isso significa?

– Boas escolhas, disse o sábio.

– Claro, faz sentido… – murmurou o homem. Mas para fazer boas escolhas, o que é preciso?

– Experiência.

– E para ter experiência, mestre, o que eu preciso?

– Más escolhas, disse o sábio.

Em síntese, para se tornar bom em alguma coisa, precisamos pagar o preço, que é percorrer o caminho. Com repetição, intencionalidade e intensidade, pouco a pouco as coisas vão se tornando mais fáceis.

Você pode ter a sorte de encontrar um atalho, que seria alguém que atingiu a simplicidade e o ensina qual é a síntese, qual é o ponto central e o que é periférico. Isso realmente encurta uma boa parte do caminho, pois você não vai partir do zero.

Esse “mestre” pode ser um livro, um profissional com bastante experiência ou até um acontecimento casual que mostra uma maneira mais simples de chegar ao mesmo lugar. No entanto, expressar essa simplicidade requer muito exercício e continuidade… E o mais interessante é que quando você for realmente bom em alguma coisa, muitas pessoas dirão que aquilo é super simples, porque verão você fazer aquilo com extrema naturalidade… mas elas não fazem ideia do quanto você trabalhou para que aquilo chegasse nesse ponto.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!